terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Riscos e vantagens de cortar alimentos de origem animal da dieta


Os adeptos ao veganismo têm um regime alimentar restrito, em que todo e qualquer alimento de origem animal é excluído do cardápio. Estes hábitos alimentares e a preferência por alimentos frescos fazem parte de um estilo de vida natural.

De acordo com a especialista Sabrina Jubett, da Clínica Livon, alguns estudos focam nos prejuízos desta prática, demonstrando que crianças que seguem este tipo de alimentação são mais magras e menores. Outros mostram que uma dieta vegetariana bem planejada pode ser apropriada para todos os estágios da vida, satisfazendo as necessidades de nutrientes tanto nos bebês quanto nas crianças e adolescentes, promovendo um crescimento dentro da normalidade.

— De qualquer forma, o conselho é que pais que optarem pela adoção desta prática alimentar para seus filhos consultem um profissional especializado na área — recomenda Sabrina.

Vitaminas evitam problemas

Ela alerta ainda que adotar o veganismo sem acompanhamento e orientação adequados pode trazer riscos à saúde, como deficiências na ingestão energética, de vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e vitamina D, o que pode levar a perda do tecido muscular, fadiga, perda de memória, queda de cabelo e perda do tecido ósseo. As proteínas animais podem ser substituídas pelas proteínas vegetais, como a combinação de arroz com feijão.

— Neste caso, aconselha-se o consumo de fontes de vitamina C, junto com a refeição, para melhorar a absorção do ferro e aminoácidos. As proteínas encontradas nos alimentos de origem vegetal são deficientes em um ou mais aminoácidos essenciais e, portanto, devem ser consumidas em combinações de cereais (arroz, trigo, milho) com leguminosas (feijão, soja, ervilhas) — indica Sabrina.

Mas como substituir?

A nutricionista aponta as folhas verdes escuras, gergelim, alguns óleos, frutas secas e castanhas como excelentes fontes de cálcio, e podem ser utilizadas em substituição ao leite e derivados. No caso da vitamina B12, somente encontrada em carnes, peixes, ovos, leite e derivados, a dica é usar alimentos enriquecidos com a esta vitamina, ou fazer suplementação via oral ou intravenosa, conforme indicação médica.

Sabrina explica que alguns estudos apontam que os maiores benefícios da dieta vegana estão relacionados a índices menores de colesterol, peso adequado, melhora da disposição e maior consumo de vitaminas e sais minerais em comparação a indivíduos não veganos. Entretanto, para Sabrina, saber dosar o que se consome é fundamental.

— Uma dieta balanceada, com porções certas de carnes, cereais, frutas e hortaliças garantem excelentes resultados. O que se vê atualmente é que a quantidade de proteína animal ingerida é excessiva. Será que não seria melhor apenas diminuir o excesso? O equilíbrio promove a saúde, com certeza — conclui.



Fonte: Projeto Granola Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

ESPAÇO VIDA SAUDAVEL ARAGUAIA (OFICIAL)
Alameda Araguaia, 2044 Sala 107 Bloco 1
Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alphaville Cep 06455-906 Barueri SP

Consultora Independente Herbalife
whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas redes sociais: