sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Bote pra quebrar!


Eles foram aprovados e com louvor: antes considerados vilões por seu alto teor de gordura, os frutos e as sementes oleaginosos agora estão sempre nas listas de alimentos saudáveis. Castanhas, nozes, avelãs e amêndoas têm como trunfo a grande quantidade de antioxidantes.

Também possuem gorduras insaturadas, proteínas e alguns minerais. Uma pequena porção de castanhas ao dia ajuda a diminuir o chamado colesterol ruim e a reduzir o risco de doenças cardíacas. Sim, elas são calóricas, mas se forem consumidas com moderação, e aliadas a uma dieta saudável, auxiliam na perda de peso, pois mantêm estáveis os níveis de açúcar no sangue e ativam o metabolismo. E ainda são ótimas para conferir textura e sabor às receitas. Escolha sua preferida e, de quebra, aprenda a fazer alguns pratos perfeitos para as festas de final de ano, que já estão chegando:

Noz-pecã
Nativa da América do Norte, é a oleaginosa mais importante dos Estados Unidos. Lembra a noz comum, embora seja mais oleosa e de sabor mais suave. É muito usada em tortas, no recheio do peru de Ação de Graças e na manteiga de pecã.

Amêndoa
De origem asiática, foi explorada pelos árabes em diversos pratos. Podem ser doces ou amargas. As primeiras entram em sobremesas e pratos salgados. Já as amargas são usadas para fazer óleo e licores.

Pistache
Largamente cultivado no Mediterrâneo, de coloração verde, levemente adocicado, é usado em doces (como o folhado turco baklava), aromatiza embutidos e empresta sua cor e sabor a sorvetes.

Noz
Por causa de seu formato que lembra um cérebro, as nozes eram consideradas pelos antigos gregos e romanos um remédio para dor de cabeça. Na França, há nozes com denominação de origem (noix de Grenoble), o que garante sua qualidade. Enriquece receitas de doces, saladas, carnes e massas.

Castanha-do-pará
Também chamada de castanha-do-brasil, é típica do norte do país. Pode ser consumida fresca, mas não dura muito tempo dessa forma. Por isso, é mais fácil encontrá-la na versão seca. O leite de castanha-do-pará é uma boa alternativa para quem tem intolerância à lactose.

Macadâmia
Fruto de uma árvore australiana, a macadâmia começou a ser cultivada no século 19 no Havaí. Hoje, 90% de sua produção vem do arquipélago americano. Dá sabor a bolos, biscoitos e sorvetes. Na Ásia, entra também em curries e cozidos.

Avelã
Várias espécies compõem o gênero Corylus, a que comumente chamamos avelãs. Cultivada em vários países da Europa e nos Estados Unidos, a avelã tem como seu maior produtor a Turquia. Entra no preparo de tortas, cremes e doces com chocolate. Na Itália, é ingrediente principal de alguns tipos de torrone.

Fonte: Cristiana Couto para Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

ESPAÇO VIDA SAUDAVEL ARAGUAIA (OFICIAL)
Alameda Araguaia, 2044 Sala 107 Bloco 1
Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alphaville Cep 06455-906 Barueri SP

Consultora Independente Herbalife
whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas redes sociais: