sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Pesquisa avalia percepção de esforço durante exercícios físicos


Tabela permite controle efetivo da intensidade dos exercícios, como alternativa estudada em relação a utilização do monitor cardíaco
O verão é a época propícia para realizar exercícios físicos. O clima favorável estimula a prática esportiva, mas é preciso de cuidados. Isso porque durante os exercícios a frequência cardíaca e Pressão Arterial tende a subir e, para não passar dos limites é preciso controlar a intensidade dos exercícios.
Artigo aceito para publicação e orientado pelos professores Leonardo Pimenta e Emmanuel Gomes Ciolac com alunos do curso de Educação Física da Universidade Anhanguera de São Paulo, unidade Santo André na revista Biologyof Sports comparou a utilização de tabela de percepção de esforços para avaliar a intensidade dos exercícios com o método tradicional do frequencimetro cardíaco.
A tabela utilizada como referência foi a do pesquisador Borg, desenvolvida pelo médico sueco Gunnar Borgque relaciona o cansaço durante o exercício físico em relação ao esforço produzido. “A tabela permite um controle mais efetivo da intensidade. Sem custo de utilização, o método pode ser uma opção de Intensidade normalmente verificada por frequêncimetro cardiaco e pode ser aplicada com segurança e fidedignidade por qualquer centro voltado a saúde e exercício físico”, afirma o coordenador da pesquisa, Leonardo Pimenta.
Segundo ele, geralmente quando as pessoas são sedentárias e inexperientes não têm a noção do que seja um exercício fácil ou exaustivo. “É mais difícil no início identificarmos esta diferença, mas com o tempo e a prática vamos estabelecendo uma sensação mais adequada.
A tabela trabalha dentro de uma escala de 6-20, que vai do muito fácil ao exaustivo, baseado na Frequência Cardíaca de 60-200 bpms por minuto. Sendo que o número 12 corresponde aproximadamente 55% e o 16 a 85% da frequência cardíaca máxima. Desta forma determinamos a Intensidade do Exercício apenas seguindo uma tabela subjetiva de Esforço, da qual pode ser passada para populações carentes sem risco”, afirma o pesquisador.
O estudo foi realizado em um grupo de 8 indivíduos jovens com média de 27 anos foram submetidos a testes de comparação entre intensidades intervaladas de 50% a 1 min e 85% a 1 min, em total de 20 minutos de Teste em esteira. Os valores obtidos mostraram que a tabela é fidedigna na aplicação de trabalhos de exercícios em diferentes intensidades.
A percepção de esforço, pode ser baseda nas sensações que o indivíduo experimenta durante a Exercício físico, inclui o aumento da frequência cardíaca, da respiração, da transpirção e fadiga muscular. “Embora seja uma medida subjetiva, a escala de esforço da pessoa pode fornecer uma estimativa muito boa da frequência cardíaca durante a exercício físico”, explica o coordenador da pesquisa Leonardo Pimenta.
Sobre a Anhanguera Educacional
A Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos e, há 20 anos, está ajudando a mudar o futuro do nosso país. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e curso técnicos, contribuindo com o projeto de vida de crescimento e ascensão profissional dos alunos. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância. Em 2014, passou a integrar o grupo Kroton, uma das maiores organizações de educação do Brasil, com uma trajetória de sucesso de mais de 45 anos.
Com um índice de 92,2% dos cursos com conceito positivo no MEC frente à média de 87% das demais instituições privadas, a Anhanguera conta com 100 cursos estrelados pelo Guia do Estudante (edição 2014) e é a marca mais valiosa do setor de educação no país, segundo o ranking BrandZ Top 50, divulgado anualmente pela Millward Brown.
Fonte: Alfapress Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

ESPAÇO VIDA SAUDAVEL ARAGUAIA (OFICIAL)
Alameda Araguaia, 2044 Sala 107 Bloco 1
Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alphaville Cep 06455-906 Barueri SP

Consultora Independente Herbalife
whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas redes sociais: