domingo, 8 de maio de 2016

Quatro atividades diárias que vão dar aquela força a seu cérebro


Já se sentiu alguma vez “emperrado”, sem conseguir dar conta das coisas ou seguir em frente? É possível que com algumas mudanças na sua rotina você seja capaz de retomar o fluxo de atividades e ainda aumentar as funções de seu cérebro. O conselho é de Robert Susa, CEO da InventHelp, empresa que auxilia inventores a registrar patentes de novos produtos e vender suas invenções em artigo da Inc. “Quer você esteja pensando em como dar mais apelo a seu protótipo ou qual o próximo passo no seu plano de negócios, isso envolve uma grande quantidade de funções mentais e criatividade”, diz.
Segundo Susa, é possível ampliar de maneira significativa sua criatividade e melhorar sua capacidade mental com pequenas mudanças na vida diária, conforme ele enumerou à Inc.
1. Faça uma caminhada
“Exercício regular ajuda a melhorar o pensamento e à fixação na memória”, diz Susa. “Caminhar, fazer uma aula de exercícios do tipo cardio ou uma corrida de longa distância dão ao cérebro um ‘descanso’ em relação a assuntos de trabalho. É aí que ele tem uma chance de ser criativo, que poderia ajudar você a encontrar a solução para um problema”.
Vários tipos de exercício podem oferecer esse benefício, mas caminhar ao menos cinco quilômetros, andar de bicicleta ou correr podem ser especialmente efetivos. “Caminhar no mesmo ritmo coloca o seu cérebro em um estado neuroplástico, o que significa que ele pode construir conexões entre células mais facilmente”, diz Susa. “Quando se caminha por lugares nos quais nunca se esteve antes, você precisa explorar visualmente e mentalmente onde ir e para que lado se dirigir. Cada lugar traz ideias diferentes para seu cérebro e conecta significados variados”.
2. Adote um hobby
“O cérebro precise de novidade e exercícios desafiadores para manter suas funções sempre jovens”, explica Susa. Isso quer dizer que aprender um idioma, novos passos de dança ou como tocar um instrumento são perfeitos para o cérebro. “Deixe que suas habilidades artísticas tomem conta de sua mente por algumas horas durante a semana”.
Aprender algo novo requer uma forma complexa de pensamento e utiliza o nucleus basalis, a parte do cérebro responsável por concentração e consolidação de conexões neurais, diz Susa. Uma hora por dia pode ser suficiente para dar mais força a seu cérebro se você se concentrar no aprendizado durante esse período.
3. Coma alimentos que fazem bem ao cérebro
“Da mesma forma que seu corpo, seu cérebro precise de alimentos ricos em nutrientes e saudáveis para aumentar sua produtividade”, esclarece o especialista. Os nutrientes mais indicados para reforçar a atividade mental são ácidos graxos Omega-3 e flavonoides. “Omega-3 aumenta a concentração mental e combate a perda de memória”, diz Susa.
Você encontra ácidos graxos Omega-3 em amêndoas, ovos, nozes pecan, folhas verdes, peixes como salmão, truta e arenque, e óleos como óleo de linhaça e chia. E quanto aos flavonoides, você vai encontrar no café, folhas verdes, frutas vermelhas e chocolate amargo. “São comidas que podem ajudar a otimizar o cérebro e o processo de criação”, diz Susa. Ele acrescenta que esses alimentos vão ajudar nas conexões e interações com outras pessoas, assim como nos pensamentos que ocorrem muitas vezes mais tarde à noite e que podem se mostrar bem úteis algum tempo depois. “E quem é que não gosta de acrescentar um pouco de chocolate a sua dieta?”
4. Encontre tempo para “esvaziar” sua mente
A partir de técnicas de relaxamento exercitadas ao longo do dia, você pode dar “um tempo” ao seu cérebro, diz Susa. Meditação, ainda que por alguns minutos ao dia, é especialmente benéfica. “Ao meditar, a sua mente pode se concentrar em relaxar e deixar de lado todas as preocupações”, afirma. “Sua mente tem que criar ideias, expressar pensamentos e lidar com preocupações todos os dias, e às vezes você precisa esvaziar sua cabeça de tantas ansiedades”.
Se você anda com dificuldade para se concentrar ou não consegue avançar em um projeto, reserve algum tempo para meditar, sugere Susa. Ou fazer yoga, que pode ajudar a limpar sua mente e se livrar do estresse – o que certamente irá beneficiar seu corpo também.
Acrescente uma dessas atividade – ou todas elas – a sua rotina e possivelmente você sentirá sua criatividade ganhar força. “Permitir ao cérebro a mudança do seu estado de sobrecarga de trabalho para um fluxo livre de pensamento pode ser exatamente o que você precisa para ter uma grande ideia”.
Fonte: Época Online

Postagens Relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

ESPAÇO VIDA SAUDAVEL ARAGUAIA (OFICIAL)
Alameda Araguaia, 2044 Sala 107 Bloco 1
Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alphaville Cep 06455-906 Barueri SP

Consultora Independente Herbalife
whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas redes sociais: