segunda-feira, 29 de maio de 2017

Alimentação e exercícios: dicas para ter uma vida saudável


Ter uma vida saudável, para muitas pessoas, significa apenas estar livre de doenças. No entanto, o conceito de saúde mais amplo abrange uma série de fatores e condições, como peso ideal, levando em consideração o biótipo individual, e disposição, por exemplo. Nesse sentido, os exercícios físicos e uma boa alimentação são os principais aliados, deixando qualquer pessoa mais saudável.

Entre os benefícios que a prática de exercícios promove, é possível destacar o fato de que eles tonificam os músculos, proporcionando maior resistência ao organismo. O coração é um músculo que ganha, e muito, com isso. Além de tudo, os exercícios melhoram a circulação sanguínea, reduzem o colesterol ruim e diminuem os riscos de doenças crônicas, como a diabetes e a pressão alta.
Entretanto, não basta apenas praticar atividades físicas. É preciso ir além e fazer da alimentação balanceada uma grande aliada à maratona de exercícios. Isso porque é necessário se alimentar de forma a suprir e fornecer ao organismo a energia necessária para se exercitar, sem estafa ou fraqueza.

Por isso, existem determinados alimentos que são mais ou menos indicados para quem pratica exercícios.

O carboidrato, por exemplo, é uma fonte de energia facilmente gasta e, portanto, deve ser consumido, em média, uma hora antes e depois dos exercícios. Ele é encontrado em alimentos como batata, macarrão, arroz integral e pão, por exemplo.

As proteínas ajudam no ganho de massa muscular e também são fontes de energia. Elas são encontradas em alimentos como leite, iogurtes, queijos, carnes, ovos e grãos. O melhor é que sejam consumidas bem antes da prática, de duas ou três horas, no mínimo, pois elas têm uma digestão lenta, assim como os alimentos gordurosos, e podem prejudicar o rendimento dos exercícios.

Além disso, é preciso consumir todos os grupos de alimentos, incluindo cereais, verduras, carnes, leites, leguminosas, garantindo uma alimentação saudável e bom desempenho nos exercícios. Lembrando que cada pessoa deve respeitar suas características físicas para consumir o que for necessário, sem prejudicar sua saúde, ganhando ou perdendo peso em excesso.

OUTRAS MANEIRAS DE MANTER UMA VIDA SAUDÁVEL:

• Fazer no mínimo três refeições por dia, mastigando devagar, evitando os alimentos fritos e refrigerantes;

• Ingerir muito líquido, em média 1 litro por dia;

• Não dormir logo após as refeições, para não atrapalhar a digestão;

• Evitar hábitos nocivos como o cigarro e o álcool.

Para finalizar, vale ressaltar que, embora dicas e sugestões sejam sempre bem-vindas, a melhor maneira de levar uma vida saudável, aliando exercícios físicos a uma alimentação balanceada, é ter uma opinião especializada no assunto. Antes de se aventurar em dietas e em maratonas de atividades físicas, portanto, é necessário consultar tanto um nutricionista quanto um personal trainer, que farão orientações de acordo com as suas características e particularidades.

Fonte: emex


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