terça-feira, 17 de novembro de 2015

Dez Passos para uma vida mais saudável segundo os orientais.

 

Alguns passos simples podem ajudar você a conquistar uma vida mais saudável.

Com a rotina cada vez mais corrida, alguns cuidados com a própria saúde vão ficando de lado. A alimentação balanceada é substituída por um fast food, as horas de sono dão lugar ao trabalho ou estudo e a atividade física é trocada por horas de trânsito.
Nesse ritmo de vida, falta tempo para cuidar de si mesmo. Porém, os chineses estabelecem alguns passos simples que ajudam nessa caminhada por uma vida mais saudável e podem ser incorporados em sua rotina com a mudança de alguns hábitos.
1 – Esteja pronto para as mudanças climáticas
A medicina chinesa já dizia que a exposição inadequada ao clima poderia trazer diversas doenças. Ou seja, passar frio, calor ou tomar chuva podem trazer danos à saúde. A melhor maneira para se proteger é evitar ficar descalço, se expor à chuva, à correntes de ar ou, até mesmo, ao ar condicionado. A não prevenção pode trazer dores pelo corpo e prejuízo ao sistema imunológico.
2 – Cuide da alimentação
Todo alimento ingerido se transforma em outras substâncias que ajudam – ou atrapalham – no funcionamento do corpo. Quando o “combustível” que é colocado no corpo não é de boa qualidade, é natural que ele deixe de funcionar da maneira correta. Entre as principais consequências negativas da má alimentação, destaca-se a possibilidade do sangue deixar de transportar o oxigênio na quantidade necessária, desencadeando diversos problemas ao organismo.
3 – Durma cedo
Respeite seu horário biológico. Você precisa de um bom tempo de repouso e quanto mais agitada for a sua vida, mais você precisará que o seu corpo esteja descansado. Criar uma rotina ajuda, portanto tente dormir todos os dias antes das 23h. Segundo os chineses, dormir após esse horário sobrecarrega o fígado e traz mais cansaço, insatisfação, irritabilidade, falta de concentração e de memória.
4 – Dedique-se ao ócio
Mais do que ser saudável, é necessário parar de trabalhar, estudar ou se dedicar a uma atividade intelectual por um tempo. Quando você se concentra em alguma atividade, o gasto de energia é alto, tanto do corpo quanto da mente. Dê a si mesmo alguns momentos de repouso, realizando atividades que você gosta e que não exijam muito esforço mental. Assim, é possível ser mais paciente e ter uma maior percepção dos seus problemas.
5 – Aprenda a respirar
A respiração é feita muitas vezes sem pensar já que é algo essencial para a vida. Mas será que você utiliza toda a sua capacidade? Segundo a tradição chinesa, esse é o momento de união entre o homem e o divino. Inspirar e expirar fazem parte de uma atividade essencial, por isso devem ser feitos com atenção, calma e tranquilidade.
6 – Faça uma atividade física
O corpo precisa do equilíbrio entre movimento e repouso. Assim como é necessário repor as energias para começar um novo dia, os chineses ressaltam a importância de uma atividade que canalize sua força. A prática de atividades físicas mantém o bom funcionamento do organismo, além de liberar a endorfina, que traz a sensação de prazer e bem-estar. Praticar algum esporte também pode ajudar na concentração!
7 – Cuide da sua higiene
Aqueles cuidados básicos que se aprende quando criança, como escovar os dentes, o jeito certo de tomar banho, entre outros, são muito importantes para evitar que bactérias, fungos e parasitas se instalem no corpo. Lavar as mãos, por exemplo, é umas das principais formas de se prevenir contra diversas bactérias. Além disso, cuidar do próprio corpo ajuda na melhora da auto-estima e do sistema imunológico, consequentemente.
8 – Mantenha bons relacionamentos
O lado emocional também é muito importante para uma vida saudável. Muitas vezes, as pessoas são expostas a situações de estresse e obrigadas a conviver com gente indesejada. Nesse momento é necessário ter empatia, autoconfiança, autoestima e honestidade, para lidar com as diferenças alheias com o máximo de respeito. A medicina chinesa vê a troca afetiva, principalmente nos relacionamentos amorosos, como algo fundamental.
9 – Seja mais positivo
Os pensamentos ou atitudes negativas podem aparecer naturalmente e, com o tempo, trazer diversos malefícios para o corpo e a alma. Alguns estudos constataram que as emoção são experimentadas por cada molécula do organismo, podendo ser muito destrutivas quando prolongadas. Sentir raiva pode ser normal, mas manter esse sentimento por muito tempo pode causar muitos danos. Vibrações e emoções positivas trazem maior bem-estar e geram otimismo e vitalidade.
10 – Busque a sua própria paz
Os ensinamentos taoístas são a base para a medicina chinesa. Um de seus fundamentos é viver em harmonia com o meio ambiente. Aceitar os fatos imutáveis da vida usando a sua consciência e sabedora é uma maneira muito eficiente de obter uma mente mais feliz, concentrada e tranquila. Ao conseguir manter um silêncio interior, é possível alcançar mais equilíbrio, paz e confiança dentro de si mesmo.
Fonte: O Debate


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

ESPAÇO VIDA SAUDAVEL ARAGUAIA (OFICIAL)
Alameda Araguaia, 2044 Sala 107 Bloco 1
Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alphaville Cep 06455-906 Barueri SP

Consultora Independente Herbalife
whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas redes sociais: