domingo, 15 de novembro de 2015

Mulheres escolhem vida saudável para evitar doenças cardíacas



Exercícios ao ar livre, caminhada, atividades funcionais e alimentação saudável estão fazendo parte da rotina de muitas mulheres tocantineses. Uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde, divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), aponta que cerca de 200 mulheres morrem com problemas cardíacos todos os dias no Brasil. Um número seis vezes maior do que as vítimas do câncer de mama, segundo a pesquisa.

Para Amanda Cristina, moradora de Palmas, ter uma vida ativa é fundamental para se manter com saúde. Ela conta que tem histórico de pessoas hipertensas e diabéticas na família e teve que mudar toda sua rotina diária para emagrecer e melhorar a qualidade de vida.

“Perdi 36 kg e hoje procuro me manter o mais saudável possível, faço caminhada e corro todos os dias, inclusive aos domingos, para não ganhar peso”, ressalta.

Ela contou que sofreu muito preconceito antes de perder peso, inclusive do ex-namorado. “Eu tentei ser saudável sozinha, mas não consegui. Depois que meu ex-namorado terminou comigo por que eu era gorda, minha auto-estima foi lá embaixo, a partir dessa e outras situações, fui atrás de ajuda profissional. Hoje, com meus 64kg, me sinto super bem, gosto de me arrumar e minha auto-estima é elevadíssima”, explica.

Já a técnica em radiologia, Kellyanny Silva, contou que percebeu a necessidade de ser saudável, quando se viu muito acima do peso. “Eu estava me sentido sempre muito cansada e indisposta, daí percebi que devia e precisava mudar meus hábitos alimentares e ter uma rotina de exercícios físicos”, conta.

Segundo a cardiologista Érica Teixeira, as mulheres adquiriram hábitos que antigamente eram exclusivos do sexo masculino como tabagismo, consumo de álcool e estresse. Ela afirma que tudo isso contribui para o aumento de doenças cardiovasculares. “Há fatores de risco como a idade e antecedente familiar. Além de fatores modificáveis como a hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol, sedentarismo e obesidade.”

A cardiologista fala também que medidas simples, como um estilo de vida saudável, podem reduzir o risco de doenças cardíacas nas mulheres em até 80%. “A mulher precisa entender que a doença do coração é uma ameaça real e é uma das principais causa de mortes entre pessoas do sexo feminino”, ressaltou.

Sintomas

Alguns sinais de doenças cardíacas são: dificuldade de respirar e dormir, sensação de enjoo ou mal-estar, sentir medo ou nervosismo, dores de cabeça, queimação ou peso no peito, dores no peito, costas, pescoço, ombros, orelha ou braços. Ao sentir os sintomas, a medida indicada é procurar atendimento médico.

Fonte: G1
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

ESPAÇO VIDA SAUDAVEL ARAGUAIA (OFICIAL)
Alameda Araguaia, 2044 Sala 107 Bloco 1
Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alphaville Cep 06455-906 Barueri SP

Consultora Independente Herbalife
whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas redes sociais: