Todos nós sabemos que é muito bom que as crianças bebam água, mas algumas não pedem porque ainda não falam e não sabem como fazê-lo, sobretudo, os bebês. Que quantidade de água as crianças necessitam? É muito importante que os pais estejam atentos para satisfazer sua demanda e que as crianças estejam bem hidratadas, já que como se movimentam muito durante o dia todo, as crianças perdem muita água.
Através do suor, da urina ou da respiração, os adultos perdem aproximadamente 2,5 litros diários de água. O organismo necessita repor essa perda de líquido e, ainda que a comida proporcione quase uma terça parte do líquido que se perde, os adultos devem beber um litro e meio de água por dia. Mas, e os nossos filhos, qual a quantidade de água que eles devem beber?
Por que é importante a água para as crianças
O corpo da criança está composto de 80% de água, enquanto o de um adulto está formado por 65% de água. Portanto, as crianças requerem uma maior restituição de água. Em geral, durante os primeiros meses de vida e durante o aleitamento materno, não é necessário dar de beber água ao lactente, a não ser em situações especiais, como no verão com calor muito intenso, febre ou diarréia.
A princípio, tanto o leite materno como o leite de fórmula proporcionam ao bebê a quantidade de líquido necessária para o seu organismo. Uma vez iniciado o desmame, é conveniente incluir água na dieta do bebê em uma quantidade equivalente ao peso de uma das refeições. Beber água é importante, sobretudo durante os meses de calor, já que se sua mais e, em consequência, se perdem mais líquidos.
De acordo com a sua idade e do seu peso, os lactentes de 3 meses, com um peso médio de 5,4 Kg, necessitam beber entre 750 e 850 ml de água por dia. Aos seis meses, entre 950 e 1.100 ml diários e com um ano de vida, entre 1.150 e 1.300 ml por dia. À medida que vão crescendo, as necessidades de água vão aumentando. Assim, desde o primeiro ano até os dez anos convém beber um litro e meio por dia (4 a 6 copos de água), e dois litros entre os 11 e os 18 anos (6 a 8 copos).
Para estar bem hidratada, deve-se acostumar a criança a beber água. Esse hábito faz parte do processo educativo dirigido ao cuidado do corpo. A água ajuda a limpar o organismo de toxinas e de elementos que devem ser eliminados. Além disso, serve para melhorar o metabolismo dos alimentos e é importante para evitar a prisão de ventre. Por isso, é importante acostumar a criança a beber água mesmo que não tenha sede. A água que a criança deverá tomar deve estar na temperatura ambiente e não demasiadamente gelada porque pode produzir distensão abdominal.
Fonte: Marisol Nuevo - Guiainfantil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário